Da Redação
Um livro foi capaz de mudar a trajetória de Robson Mendonça, ex-morador de rua e criador do projeto Bicicloteca. Ao ler A Revolução dos Bichos, de George Orwell, ele teve a ideia de começar sua pequena revolução. Hoje, leva uma biblioteca em forma de triciclo, a Bicicloteca, às ruas de São Paulo. Com isso, oferece obras a quem tem pouco acesso a elas.
No Rio, o "homem livro" Evando dos Santos conseguiu a ajuda de Oscar Niemeyer para viabilizar no Rio a Biblioteca Comunitária Tobias Barreto, idealizada por ele e projetada pelo arquiteto. A menina Kaciane Marques, de apenas 10 anos, construiu a sua nos fundos de casa, com a ajuda de um empresário de sua cidade, São José do Rio Preto (SP). “É a melhor recompensa que um professor pode ter”, orgulha-se a pofessora Maria Cristina Augusto, que inspirou a menina.
Infelizmente, o Brasil ainda não é um país de leitores. O brasileiro lê em média apenas quatro livros por ano, segundo dados da pesquisa Retratos da leitura no Brasil. “Somente um em cada quatro brasileiros domina uma alfabetização plena. Três em quatro compreendem aquilo que leem. Se a escola não cumpre com esse papel essencial, que é o da compreensão leitora, como se vai ler um livro se não se entende uma frase?”, critica a socióloga Zoara Falla, autora do estudo.